O MCCM é um sistema de medição volumétrica de combustível composto basicamente de uma Unidade Eletrônica que gerencia, processa e transmite os dados procedentes de dois ou mais Medidores de Vazão a ela associados. Ele foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar aos gestores de combustíveis, em diversos segmentos industriais, todos os dados que eles necessitam a fim de que eles possam obter o máximo desempenho energético de seus equipamentos movidos a motores diesel. Os medidores utilizados no MCCM são do tipo volumétrico de engrenagens ovais, testados no Laboratório de Vazão da Metroval acreditado pela Cgcre/INMETRO de acordo com a ABNT NBR/IEC 17025 sob nº 247. (*) Seu erro máximo de medição é de +/- 0,2% e sua repetibilidade é de 0,05%. Este erro não é afetado pela viscosidade do combustível tal como acontece, por exemplo, com os medidores do tipo turbina.
Os modelos dos medidores utilizados são especificados em função da potência do motor. Devido ao seu princípio de funcionamento, a sua exatidão não é afetada pela posição de sua instalação bem como pela alteração da viscosidade do combustível provocada pela alteração de temperatura na linha de retorno. Esta característica de construção, dependendo do número de medidores utilizados no sistema, assegura ao MCCM um erro de medição de ±0,35% a ±0,55%.
Os medidores de alimentação são sempre instalados “após” o filtro da bomba injetora. Isto assegura o seu perfeito funcionamento visto que a proteção que o filtro confere à bomba injetora acaba sendo estendida também ao medidor.

Fale com a Metroval

Vamos falar sobre Monitor de Consumo de Combustível Metroval – MCCM?
Ligue (19) 2127 9400 ou mande um e-mail para vendas@metroval.com.br.
Se preferir preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.